[Listas] Membros da Alpha Flight – 003

Vamos considerar os membros específicos da Alpha Flight, a principal equipe de heróis do Canadá. Não serão considerados aqui membros das equipes em treinamento (Beta e Gamma Flight) e nem da equipe derivada Omega Flight.

009 – NORTHSTAR (ativo em Uncanny X-Men (1963) #120 (abril/1979))

O canadense Jean-Paul Beaubier perdeu seus pais ainda criança. Ele e sua irmã gêmea, Jeanne-Marie (atualmente a heroína Aurora) foram adotados por famílias diferentes e se separaram, com os pais adotivos de Jean-Paul também morrendo a seguir.  Mesmo assim, Jean-Paul se tornou um esquiador profissional e recordista quando ainda era adolescente. Seus poderes mutantes também se manifestaram nessa época, aprimorando suas habilidades esportivas – o que o levou a se entediar por falta de adversários do mesmo nível. Após um período como terrorista lutando pela independência do Quebec, Jean-Paul se tornou um super-herói na equipe canadense Alpha Flight, conhecido como Northstar.

Os poderes de Northstar envolvem basicamente voo superveloz, com reflexos também em seus reflexos, nível de força, densidade corporal e resistência. Também como resultado de sua mutação, possui orelhas pontudas e olhos amendoados. Northstar também consegue, sob certas circunstâncias, acumular um pouco de energia cinética e dispará-la como energia concussiva. Posteriormente, Northstar também desenvolveu a capacidade de gerar explosões térmicas. Ainda, quando em contato físico com sua irmã gêmea (Aurora), consegue gerar um flash massivo de energia fotônica/luminosa, cuja intensidade luminosa ele também não consegue suportar. De temperamento difícil, Jean-Paul também entrou nos X-Men primeiramente como membro de uma equipe temporária emergencial e depois após ter aceito se tornar professor da Xavier School. Jean-Paul tem uma relação homoafetiva com um companheiro não mutante.

010 – SASQUATCH (LANGKOWSKI) (ativo em Uncanny X-Men (1963) #120 (abril/1979))

Walter Langkowski é um biofísico canadense que se dedicou a “controlar” a tecnologia de transformações por radiação gama “descoberta” por Bruce Banner (Hulk). Assim, começou a se autoaplicar doses controladas de radiação gama em seu laboratório avançado no Ártico.  Aparentemente, o processo foi dando resultado e ele passou a se transformar em uma versão alaranjada da criatura “sasquatch” (pé-grande), com aumento enorme de massa muscular, garras superafiadas e pelos alaranjados. Sua transformação também era inicialmente controlada, dependendo de concentração e da força de vontade (posteriormente, isso foi evoluindo para transformações quase instantâneas) e, diferentemente da maior parte das encarnações do Hulk, Langkowski mantém sua mente e intelecto durante a transformação. Quanto à sua coloração alaranjada em vez de esverdeada (como é o caso da maior parte das criaturas transformadas por radiação gama), Langkowski aventou a hipótese de alguma interferência de radiação da Aurora Boreal. Adotando o codinome Sasquatch, Langkowski acabou se tornando um “herói-cientista”, juntando-se à Alpha Flight.

No entanto, depois de um período, parece que a radiação gama não foi a única origem da transformação de Sasquatch. Revelou-se que os experimentos de transformação da Langkowski abriram também um portal para a dimensão de exílio das Great Beasts, e uma dessas entidades, Tanaraq, atravessou o portal e “possuiu” o corpo do cientista. De fato, a aparência de Sasquatch é a de Tanaraq, e essa possessão cobrou seu preço algum tempo depois, quando a entidade tomou controle de Sasquatch. Esse controle resultou na morte de Sasquatch, que teve seu coração arrancado por Snowbird, que assumiu a forma de uma “Sasquatch” branca. O corpo morreu, mas a alma de Langkowski não, pois “trocou de lugar” com a de Tanaraq, ficando aprisionada na dimensão das Great Beasts. Depois de um período por lá, sua alma foi resgatada e habitou por um período a armadura de Box (atuando na Alpha Flight nessa condição, portanto) e, depois, ocupando o corpo de Snowbird (que também havia morrido). Nesse período, Langkowski se tornou mulher quando na forma humana (já que o corpo de Snowbird era feminino), assumindo o nome de Wanda Langkowski. De qualquer forma, o sexo de Langkowski foi consertado por vias místicas e, desde então, Sasquatch se tornou um dos esteios da Alpha Flight, tendo inclusive reformado a equipe em um período.

011 – SHAMAN (ativo em Uncanny X-Men (1963) #120 (abril/1979))

Michael Twoyoungmen era um médico cirurgião de origem nativa americana (da nação sarcee) que renegou sua herança mística familiar. Neto de um xamã, Twoyoungmen era destinado a ser o novo e poderoso xamã de sua nação indígena, mas resolveu se dedicar à ciência por simplesmente não acreditar em magia. O destino, porém, foi implacável, pois sua esposa adoeceu e ele não conseguiu salvá-la (e seu avô morreu no mesmo dia). Decepcionado com a ciência, Twoyoungmen deixou sua filha Elizabeth, ainda criança, aos cuidados de amigos e se exilou em uma cabana isolada no interior do Canadá. Lá ele recebeu a visita do espírito de seu avô, que fez com que voltasse sua atenção para o misticismo. Depois de anos de estudos e treinamento, Twoyoungmen se tornou o xamã que estava destinado a ser e ainda ajudou no parto da semideusa Narya (que seria Snowbird posteriormente). Twoyoungmen ficou encarregado de criar Narya em sua cabana e isso chegou ao conhecimento do casal Hudson (James e Heather – futuros Guardian e Vindicator), que estavam formando a Alpha Flight e os recrutaram para a equipe.

Atuando com o codinome Shaman, Twoyoungmen conta com feitiços e encantos de magia sarcee, além de uma bolsa mística que serve de portal para uma dimensão restrita – Shaman pode guardar e retirar praticamente qualquer coisa dessa bolsa. No entanto, a psique de Shaman sempre se mostrou instável, com o médico místico sempre entrando em períodos de depressão e autopunição. Sua filha Elizabeth se tornou a heroína Talisman (defensora mística da nação sarcee) contra a vontade, o que piorou ainda mais a conflituosa relação entre os dois na convivência na Alpha Flight. Twoyoungmen também se tornou Talisman por um período, retornando à sua condição de Shaman depois.

012 – MARRINA (ativa em Alpha Flight (1983) #1 (agosto/1983))

Marrina Smallwood é uma alienígena da espécie plodex. Os plodex são uma espécie de “conquistadores genéticos” – eles se disseminam por vários planetas habitados através de ovos que, quando eclodem, adquirem as características genéticas da espécie viva mais próxima. No caso de Marrina, seu ovo ficou milhares de anos em animação suspensa no fundo do Atlântico Norte e, por sua casca ser porosa, imprimiu características de adaptação aquática em seu DNA. Seu ovo foi finalmente coletado por um pescador, que o trouxe para casa. Sua esposa abriu o ovo antes do período certo, o que teria conferido o “sexo feminino” ao embrião, que também adquiriu aspecto humanoide (com as já previstas adaptações aquáticas). Adotada pelos pescadores, Marrina teve infância e adolescência normais em seu vilarejo, até ser convocada pela Alpha Flight.

A criação simples e carinhosa de Marrina conformou sua índole, que se tornou tímida e delicada. No entanto, a verdadeira natureza agressiva dos plodex permanece em seu âmago e se revela em alguns momentos, com um descontrole feroz – que se torna mais exacerbado na época do acasalamento dos plodex. Mesmo assim, Marrina usou seus poderes anfíbios, além de superforça, supervelocidade, garras e controle mental de grandes volumes de água (como ondas e turbilhões) a serviço da Alpha Flight. Marrina também se tornou esposa de Namor the Sub-Mariner e, portanto, soberana de Atlantis. Nesse período, atuou entre os Avengers. Mas, também foi nesse período que se revelou outro grande segredo: a forma humanoide era apenas uma de suas formas possíveis. Foi sua condição de gravidez resultante de seu relacionamento com Namor que fez despertar a outra forma, de uma gigantesca e selvagem serpente marinha (de onde extrai a massa corporal adicional, não se sabe). Atacou os Avengers nessa forma e acabou morta – seu DNA foi, porém, encontrado e usado em outros momentos para recriar esse tipo de serpente marinha. A verdadeira Marrina voltou da morte, junto com outros membros da Alpha Flight, durante o evento Chaos War. No entanto, ela retornou diferente, com uma personalidade mais rebelde e proativa – o que pode significar certo tipo de equilíbrio psicológico.

Fontes:

Revistas referidas

Deixe um comentário